Joinville é premiada em quatro categorias no Prêmio Band Cidades Excelentes

Publicada em 19/06/2024 às 11:19
Relacionado a:

Joinville vai representar Santa Catarina como finalista na etapa nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes – Edição Especial Evolução na categoria cidades acima de 500 mil habitantes. A cerimônia de premiação dos finalistas estaduais ocorreu na terça-feira (18/6), no Square SC, em Florianópolis.

O Grupo Bandeirantes e o Instituto Aquila avaliaram 72 índices dos municípios, com base no indicador elaborado pela entidade: o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA). Foram avaliados 5.750 municípios do Brasil.

Na categoria cidade acima de 100 mil habitantes, Joinville recebeu quatro certificados de finalista estadual: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; IGMA e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

Participou da cerimônia de premiação do Prêmio Band Cidades Excelentes o secretário de Pesquisa e Planejamento Urbano de Joinville, Marcel Virmond Vieira. Segundo Marcel, o fato do município ter sido reconhecido em diversas categorias diferentes é uma evidência muito forte que a excelência em gestão pública em Joinville ocorre em todas as áreas.

“Além das três áreas específicas premiadas, o reconhecimento na categoria geral, a IGMA, demonstra que, na média, a grande maioria das unidades que compõem a Prefeitura tem indicadores elevados, em comparação a outras cidades de Santa Catarina”, explica o secretário.

O objetivo do IGMA é melhorar a métrica do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios brasileiros e estimular os governos municipais a colocarem em prática os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Agora, os vencedores estaduais do Prêmio Band Cidades Excelentes concorrem na Etapa Nacional. O evento de premiação ocorrerá no dia 1° de julho em Brasília.