Joinville implantou 91 leitos de UTI desde o início da pandemia

Publicada em 08/03/2021 às 20:52
Relacionado a: Unidade de Comunicação - SECOM.UCO, Secretaria de Comunicação - SECOM

Atualmente, Joinville conta com 193 leitos de UTI nos hospitais das redes pública e privada. Nos últimos 12 meses, 91 novos leitos foram implantados. Este número representa um avanço de 89%. No intervalo de um ano, a cidade cresceu de 102 para 193 leitos.

No Hospital Municipal São José, a evolução no número de leitos de terapia intensiva foi de 143%, passando de 30 para 73 leitos. Em 12 meses, foram ativados 43 novos leitos nas Unidades de Terapia Intensiva.

“Todos os nossos esforços foram empenhados para ampliar a capacidade de atendimento da rede hospitalar, com o objetivo de dar suporte ao avanço da pandemia, sem deixar de atender às demais enfermidades”, analisa o prefeito Adriano Silva.

A ocupação detalhada dos leitos de UTI e de enfermaria que são utilizados para o atendimento de pacientes com casos suspeitos e confirmados de Covid-19 pode ser acompanhada no Painel Covid-19 Joinville, atualizado diariamente no site.

Tratamento precoce é disponibilizado em Joinville

Com o objetivo de atender os joinvilenses que buscam o tratamento precoce, a Secretaria da Saúde oferece esta modalidade em um serviço médico especializado, que funciona junto ao Centro de Triagem Covid-19, instalado na Associação Atlética Tupy.

O tratamento precoce é composto pela administração de medicamentos logo que os primeiros sintomas se manifestam. A Dra. Luana Garcia Ferrabone é médica coordenadora do Centro de Triagem e acompanha a aplicação dos protocolos clínicos junto com a equipe assistencial.

“O tratamento precoce é importante, pois visa diminuir os casos de agravamento da Covid-19, uma vez que age nas respostas imunológica e inflamatória do organismo”, explica a médica.

De acordo com os sintomas apresentados pelos pacientes e a avaliação clínica, o médico prescreve os medicamentos adequados para reduzir a possibilidade de piora do quadro de saúde dos pacientes.

“É importante destacar que, mediante recomendação médica, nós disponibilizamos os medicamentos necessários para que o tratamento precoce seja realizado”, afirma o prefeito.

O Centro de Triagem Covid-19 está instalado na Associação Atlética Tupy, na rua Albano Schmidt, 3605, no bairro Boa Vista. O atendimento é realizado todos os dias da semana, das 7h às 22h, sem a necessidade de agendamento.

Todas as informações da Prefeitura de Joinville sobre Coronavírus estão disponíveis na página Coronavírus em Joinville.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.