Joinville inicia vacinação de pessoas com comorbidades

Publicada em 10/05/2021 às 11:22
Relacionado a: Unidade de Comunicação - SECOM.UCO, Secretaria de Comunicação - SECOM

Nesta terça-feira (11/5), a partir das 10h, a Prefeitura de Joinville disponibiliza o agendamento on-line para que as pessoas que tenham alguma comorbidade e idade acima de 55 anos possam reservar o horário para receber a vacina contra a Covid-19.

“Como o número de pessoas com comorbidades é grande, estamos fazendo o escalonamento por idade. Neste primeiro momento, estão contempladas as pessoas com comorbidades que tenham 55 anos ou mais”, explica Jean Rodrigues da Silva, secretário da Saúde de Joinville.

A reserva da data e do horário deverá ser realizada no site joinville.sc.gov.br. Ao todo, serão disponibilizadas cerca de 10 mil doses entre quarta-feira e domingo (12 a 16/5), que serão aplicadas na Central de Imunização de Joinville, no Centreventos Cau Hansen, e em Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), em todas as regiões da cidade.

Com o objetivo de facilitar a imunização das pessoas com comorbidades, alguns grupos serão vacinados nas unidades em que são atendidos. Na segunda-feira (10/5), os assistidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) receberão as doses na sede da unidade, e entre segunda e quinta-feira (10 a 13/5), os renais crônicos dialíticos também serão vacinados em seus locais de atendimento.

Comorbidades

Para receber a vacina, será necessário apresentar um documento que comprove a condição. Serão aceitos atestados ou relatórios médicos que indiquem a comorbidade ou, ainda, prescrição médica, exame ou receita médica em que fique clara a natureza da condição. As receitas médicas devem ter data de emissão inferior a um ano.

No momento do pré-cadastro, que é realizado no site joinville.sc.gov.br, é necessário preencher detalhadamente os dados pessoais, bem como os campos relacionados com a comorbidade apresentada. Para algumas comorbidades, são solicitados dados específicos ou o detalhamento da condição.

A lista de comorbidades desta fase segue o estabelecido pelo Ministério da Saúde, por meio do Plano Nacional de Imunização. Para esta etapa, são consideradas comorbidades:

– Anemia falciforme
– Cirrose hepática
– Diabetes mellitus
– Doença cerebrovascular
– Doença renal crônica
– Doenças cardiovasculares
– Hemoglobinopatias graves
– Hipertensão
– Imunossuprimidos
– Obesidade mórbida, com IMC acima de 40
– Pneumopatias crônicas graves
– Síndrome de Down

Todas as informações da Prefeitura de Joinville sobre Coronavírus estão disponíveis na página Coronavírus em Joinville.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.