Joinville realiza a 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Publicada em 29/04/2024 às 07:47
Relacionado a: Conselho Municipal de Saúde - CMS

Nesta sexta-feira (26), ocorreu a abertura da 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de Joinville. O evento foi realizado pelo Conselho Municipal de Saúde, na UniSociesc, Campus Anita Garibaldi. A Conferência continua neste sábado (27/4).

Também fez parte da programação do primeiro dia do evento a palestra “Democracia, trabalho e educação na saúde para o desenvolvimento: gente que faz o SUS acontecer”, com Rosani Ramos Machado.

A 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de Joinville tem como tema central a “Democracia, trabalho e educação na saúde para o desenvolvimento: gente que faz o SUS acontecer”, com enfoque na garantia dos direitos e na defesa do SUS, do trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático.

Na Conferência, serão propostas diretrizes para a formulação da Política Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, centrada nas demandas atuais dos servidores que atuam no SUS.

No sábado, o evento inicia às 8h30 com um painel que vai abranger os três eixos temáticos da conferência. Às 9h30 serão formados grupos de trabalho que durante a tarde apresentarão as propostas na plenária para apreciação. Ao fim do evento serão eleitos os delegados para a etapa macrorregional.

Segundo a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cléia Giosole, a Conferência é de grande importância e relevância, porque discute a gestão de trabalho do SUS e a educação em saúde.

“Nesta conferência, temos trabalhadores do SUS, os gestores do Poder Público, prestadores de serviço, profissionais e o usuário, com seu olhar diferenciado. Todos debatendo a Lei 8080 (no que diz respeito a cargos e salários), a forma de trabalho, a forma de gestão e a educação em saúde no SUS”, explica a presidente.