Joinville realiza abertura dos Jogos de Integração da 3ª Idade

Publicada em 10/06/2024 às 08:32
Relacionado a: Secretaria de Esportes - SESPORTE

Começou nesta sexta-feira (7), a 31ª edição dos Jogos de Integração da 3ª Idade de Joinville. A cerimônia de abertura ocorreu no Sest/Senat e teve a presença do secretário de Esportes Douglas Steffen, vereadores e de representantes dos grupos que vão participar da competição.

“Estes Jogos são extremamente importantes para a cidade! Aqui, eles se concentram para se divertir, para competir, para viver uma recreação como um todo. Nós entendemos que o poder público tem que trabalhar com o esporte para toda a vida”, afirma o secretário Douglas Steffen.

O juramento do atleta foi feito por Marilene Eberhardt Sedrez, que este ano foi campeã na modalidade arremesso de peso da 15ª edição dos Jogos Abertos da terceira Idade (Jasti) que ocorreu em Criciúma. Marilene é formada em Educação Física pela Univille, onde também foi professora por muitos anos no mesmo curso. Enquanto atleta participou de várias edições dos Jogos Abertos de Santa Catarina, campeonatos estaduais e Jogos Universitários.

Outros três atletas referências em suas modalidades foram os responsáveis por conduzir o fogo simbólico. Tania Maria Maia Orlandi, de 72 anos, joga vôlei desde a adolescência, quando tinha 14 anos. Zedir Koball, de 73 anos, começou no atletismo quando tinha 50 anos, incentivada pelos filhos e já participou de diversas corridas de rua, tendo no histórico 12 maratonas concluídas. Por fim, Valdir Niehues, de 74 anos, já foi campeão no futsal e atualmente pratica Bolão, modalidade em que já participou de quatro Mundiais e foi sete vezes campeão do JASC.

Este ano, serão 29 equipes de atletas da 3ª idade que disputarão esta edição dos Jogos de Integração. A programação terá duas etapas, uma ainda durante o primeiro semestre e outra que ocorre no segundo semestre deste ano.

A etapa Master (1º semestre) inclui Voleibol Master; Voleibol Adaptado; Beach Tennis; Atletismo e Basquete 3×3. A segunda etapa (2º semestre) inclui as modalidades de Jogos de Mesa (canastra, truco, dominó, general) e Jogos de Bocha, Concurso de Danças de Salão, Categoria A e B, Coreografada e Folclórica.

Entre 2 de julho e 7 de agosto, ocorrem as inscrições para as modalidades de Jogos de Mesa e Concurso de Dança e Bocha.

Concurso da Realeza

Logo após a abertura dos Jogos, foi realizado o concurso que elegeu o rei e a rainha desta edição do evento. Os escolhidos foram Marcos Antonio Lopes Pereira e Geromari Rocha, ambos do Grupo Heróis da Areia.

“Não imaginava, vim só pra representar a turma, mas não imagina mesmo. Que legal! Foi muito top, muito top”, conta a Geromari. Sobre a prática de esportes, ela conta que começou com 52 anos, quando se aposentou. “Parece tarde, mas não é. A partir daí é bike, beach tennis, acampamento e trilha. Não parem. Isso faz bem para a mente, para o coração e para a família”, aconselha a rainha dos Jogos de Integração da 3ª Idade.

“É muito dez, que festa bacana! Eu jamais na minha vida imaginava estar numa situação como essa aqui. Apareceu a oportunidade, eu encapei e gostei da brincadeira. Não vim aqui com grandes pretensões, mas depois acabei gostando da ideia e confesso que queria ganhar”, explica Marcos. Sobre a rotina com o esporte, ela é diária. “Todos os dias eu jogo tênis e faço academia. Jogo beach tennis ocasionalmente com a minha família. Nesses jogos eu vou competir no beach tennis, no atletismo nos 5 quilômetros e salto em altura, no basquete e no vôlei”, conta.

Compõem ainda a corte da 31ª edição dos Jogos de Integração da 3ª Idade, a 1ª princesa, Maria do Socorro Batista Carvalho, a 2ª princesa, Rosangela Maria Vieira e o 1º príncipe Dienes da Cunha e 2º príncipe Alfonso Francener.

A avaliação foi feita por uma comissão julgadora que avaliou critérios como elegância, simpatia e postura.

Cronograma da 31ª edição dos Jogos de Integração da 3ª Idade

29/6, a partir das 8h30, na ADE: Vôlei Adaptado, Vôlei Master e Basquete 3×3.
6/7, a partir das 8h30, na Univille: Atletismo
12 e 13/7 a partir das 8h30, na 4Set Arena: Beach Tennis