Maior Unidade Básica de Saúde da Família de Joinville é inaugurada no bairro Jardim Paraíso

Publicada em 01/07/2024 às 13:12
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde (SES), inaugurou, nesta segunda-feira (1º), a Vila da Saúde do Jardim Paraíso com a entrega da nova Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro. O atendimento aos pacientes iniciou logo após a inauguração.

Com 1,2 mil metros quadrados de área construída, a UBSF Jardim Paraíso – Servidora Erliete Adir dos Santos, é a maior Unidade Básica de Saúde da Família de Joinville. O investimento na obra é de R$ 4.368.438,94, com recursos da Prefeitura de Joinville e do Governo do Estado.

O equipamento conta com 20 consultórios, cinco consultórios odontológicos, farmácia, duas salas de espera, e salas de imunização, triagem, coleta, curativos, acolhimento, esterilização e de atividades em grupo, além de toda a estrutura para os profissionais.

Na área externa, a Vila da Saúde oferece à comunidade espaços para a prática de atividades físicas e integração, como pista de caminhada, playground e academia ao ar livre.

“Investimento em saúde básica é fundamental e é aqui que as coisas acontecem. É aqui que vamos prevenir, que as equipes têm o olhar família por família, pessoa por pessoa. E é por isso que a gente investe tanto em estruturas como essa, com farmácia, área de apoio para uma Unidade de Saúde. Hoje entregamos para a comunidade do Jardim Paraíso uma estrutura apta para o atendimento atual e planejada pensando no futuro”, afirma o prefeito Adriano Silva.

Com espaço mais amplo, a nova UBSF Jardim Paraíso unifica o atendimento das UBSFs Jardim Paraíso I, II, III, V e VI, que funcionavam em outros imóveis de propriedade da Prefeitura (UBSFs I e II) e, também, em imóveis alugados (UBSFs III, V e VI). A UBSF IV (Canto do Rio) não sofrerá mudanças e continua com atendimento no mesmo local.

“Este aqui é um posto que visa dar possibilidade de atendimento para essa comunidade nos próximos 15 ou 20 anos. Temos atualmente sete equipes funcionando, mas com espaço e capacidade para ampliar ao longo do tempo. Amanhã ou depois vem um novo empreendimento para esse bairro, nós precisamos ampliar a equipe, não teremos que alugar ou fazer projeto para um novo, pois a estrutura está pronta”, completa a secretária de Saúde, Tânia Eberhardt.

Homenagem a servidora do município

A UBSF Jardim Paraíso – Servidora Erliete Adir dos Santos homenageia a ex-servidora da Prefeitura de Joinville, que por 30 anos atuou no serviço público municipal como cozinheira.

Erliete Adir dos Santos viveu com sua família no bairro Jardim Paraíso, sempre trabalhando em prol da comunidade onde conquistou grandes amigos.

A denominação UBSF Jardim Paraíso – Servidora Erliete Adir dos Santos foi uma proposição do vereador Henrique Deckmann, regulamentada por meio da Lei 9.608, sancionada pelo prefeito Adriano Silva.