Passagem do transporte coletivo de Joinville terá reajuste no índice da inflação

Publicada em 21/12/2023 às 17:43
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA

A partir de 1º de janeiro de 2024, a tarifa do transporte coletivo de Joinville será reajustada em R$ 0,25, tanto para a passagem antecipada, quanto para a embarcada.

Assim, a tarifa antecipada passa a ser de R$ 5,50, o que significa reajuste de 4,7%; e a embarcada passa para R$5,75, com reajuste de 4,5%. Ao todo, apenas 5% do total de usuários utiliza a modalidade embarcada.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou um acumulado de 4,7% nos últimos 12 meses. Esse percentual foi utilizado para balizar o valor do reajuste.

Em Joinville, o valor do transporte coletivo é composto pela tarifa social, paga pelo usuário, somada o subsídio, pago pela Prefeitura de Joinville. Em 2023, o valor utilizado para o subsídio foi superior a R$ 25 milhões.

O valor da tarifa do transporte coletivo de Joinville segue abaixo do cobrado em cidades como Florianópolis e Curitiba, onde a passagem chega R$ 6,00. Em Caxias do Sul, cidade de porte semelhante ao de Joinville, o valor chega a R$ 6,10.

O processo de licitação para a concessão do Sistema de Mobilidade de Joinville (Simob) continua em andamento. Após o período de consulta pública, as equipes técnicas trabalham na adequação do Edital, que será enviado no início do próximo ano para apreciação do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina.

Tarifa de Limpeza Urbana terá reajuste abaixo da inflação

Também foi informado o valor da Tarifa de Limpeza Urbana (TLU) para o exercício de 2024, que será reajustado em 4,93%.

Esta revisão está prevista no contrato de prestação deste serviço, que em sua última renovação estabeleceu que o reajuste será sempre 5% abaixo do acumulado da inflação.

O percentual considerado foi o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no período de outubro de 2022 a setembro de 2023, mesmo intervalo utilizado para o IPTU.