Passeio Público do Boa Vista é uma nova área de lazer para famílias joinvilenses

Publicada em 22/06/2024 às 14:28
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA, Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano - SEPUR

Nesta sexta-feira (21), a Prefeitura de Joinville realizou a entrega do Passeio Público do Boa Vista. Localizado na rua Pedro Álvares Cabral, o espaço foi todo revitalizado pela Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra).

“Para quem conheceu, essa era uma área bem degradada e agora ver as crianças no parquinho, a comunidade utilizando como área de lazer, nos deixa muito satisfeitos. E essa é a ideia dos Passeios Públicos. Criar áreas de lazer, ambientes para as famílias dentro dos bairros, pertinho das casas para que as pessoas possam vir a pé para curtir a cidade de Joinville”, afirma o prefeito Adriano Silva.

A rua Pedro Álvares Cabral, que antes era de terra, foi asfaltada. Somadas as duas vias, foram 850 metros de pavimentação. Também foi feita a sinalização viária e paisagismo da área. A população do bairro Boa Vista conta agora com um novo equipamento, com espaços de lazer para as crianças e todos os moradores, além de pistas de caminhada.

“Não tem palavras para dizer o quanto isso aqui ficou bom. Isso aqui não ficou bom, ficou ótimo! Todo dia de tarde a gente traz o netinho para cá. A gente brinca com ele e assim a gente vai levando. Agora você vem de tarde, é uma beleza, passa muita gente”, conta Wilson Garcia que há 36 anos mora na rua que recebeu o Passeio Público.

Quem também elogia a realização da obra é o aposentado Teobaldo de Oliveira Douat, que vive no bairro Boa Vista há 60 anos. “Muito boa, muito bonita. Todos mereciam isso aqui já há muito tempo. Para quem tem criança pequena, para brincar na praça, é uma boa. Vale a pena passear, a gente traz os netos, os bisnetos, tem bastante gente. Só aproveitar”.

O canal, que fica no meio da rua, foi micro drenado e foram instaladas quatro caixas de decantação para facilitar a limpeza e evitar que o material fique sedimentado no fundo. Para a instalação das caixas, foram necessários quatro guindastes em razão do tamanho e do peso das estruturas.

“A Seinfra tem um programa de limpeza de rios, canais e galerias e justamente com essa preocupação a gente já deixou dispositivos que serão usados para a limpeza da galeria”, informa o secretário de Infraestrutura Urbana, Jorge Sá.

“Hoje, o Boa Vista é um bairro central, com milhares de habitantes, pujante, com grandes empreendimentos, entretanto tinha toda essa área que não tinha a urbanidade que essa população merecia. O que pedimos é que os moradores e vizinhos ajudem a gente a cuidar bem desse espaço, das plantas, dos equipamentos, para que isso permaneça para sempre como uma grande área de lazer do bairro”, diz o secretário de Pesquisa e Planejamento Urbano, Marcel Virmond Vieira.

Na obra, foram investidos R$ 2.121.035,00, sendo 1.261.535,00 recursos próprios da Prefeitura de Joinville, e outros R$ 859.500,00, através da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano – Obras e Serviços de Engenharia do Governo Federal, por indicação do então deputado federal Rodrigo Coelho.

A Prefeitura de Joinville inaugurou recentemente um Passeio Público no bairro Paranaguamirim e há outro em obras no bairro Aventureiro.