Ponte do Quiriri é entregue para a comunidade quatro meses antes do prazo

Publicada em 22/12/2023 às 08:43
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA

Os moradores da Estrada Quiriri de Baixo têm um motivo a mais para comemorar neste Natal. É que a partir desta quinta-feira (21) eles não precisam mais fazer um desvio que poderia chegar a 15 quilômetros para sair da localidade em direção à região central de Pirabeiraba.

No final do mês de novembro de 2022, após uma forte chuva que atingiu a região de Joinville, parte da ponte foi levada pelo rio e a estrutura não pode mais ser utilizada. Desde então, os moradores que precisam passar pelo local utilizavam a Ponte Coberta. Já os caminhões mais pesados precisavam utilizar um acesso mais distante, passando por Garuva.

O caminho ficou mais curto e a viagem mais segura com a nova ponte construída e inaugurada pela Prefeitura de Joinville na tarde desta quinta-feira, durante uma cerimônia que contou com a presença dos moradores, vereadores, deputado estadual Matheus Cadorin, do prefeito Adriano Silva e vice-prefeita Rejane Gambin, além de servidores públicos.

Norma Bach Coutinho mora na região há 28 anos e será beneficiada. “Eu era uma das moradoras que fazia o desvio lá por cima. Seis quilômetros para ir e seis para voltar. Se tinha uma emergência, os Bombeiros tinham que ir até o final para socorrer a gente do outro lado. E ninguém imaginou que a gente ia ganhar agora. Era para abril do ano que vem e fizeram para dezembro deste ano. Vai facilitar para tudo”, comemora Norma.

“Essa obra é um grande marco até para a engenharia do município, pois todo o projeto foi desenvolvido dentro da Seinfra e em um tempo recorde conseguimos licitar e buscar recursos. Em menos de um ano, construímos uma ponte totalmente nova, mais alta, maior e mais segura para a comunidade”, destaca o prefeito Adriano Silva.

A nova ponte tem capacidade para 45 toneladas, a mesma padronizada em rodovias. A anterior suportava 5 toneladas. Além disso, a estrutura em concreto armado tem 60 metros de comprimento e 8,80 metros de largura. Desta forma, foi possível ter duas pistas para a passagem de veículos e calçada nos dois lados da ponte, além do guarda-corpo. Uma estrutura que vai facilitar inclusive o escoamento da produção agrícola da região.

“É uma obra extremamente importante até pelas características técnicas dela. É uma ponte com vãos maiores, que permitem quando houver a chuva mais forte, o escoamento hídrico. Então é um ganho muito grande para a comunidade e que mostra a capacidade técnica dos profissionais da Seinfra”, afirma o secretário de Infraestrutura Urbana, Jorge Sá.

A Ordem de Serviço para a construção da ponte foi entregue há seis meses e a obra concluída quatro meses antes do prazo. O investimento para a realização da obra foi de R$ 3.999.900,00, sendo R$707.492,64 provenientes de emenda parlamentar do então deputado federal Rodrigo Coelho, e R$ 3.292.407,36 do Ministério de Desenvolvimento Regional e Secretaria de Proteção e Defesa Civil.

Ponte leva o nome de morador de Pirabeiraba

Desde 2011, a ponte era conhecida como Ponte Curt Weege. Durante a inauguração, foi assinada a Lei 9.566, de autoria do vereador Diego Machado, que oficializa o nome. Curt Weege marcou sua história junto à comunidade, com muitos serviços prestados na região do Quiriri, onde morou e trabalhou durante toda a sua vida. Ele também foi responsável pela doação de parte do seu terreno e da madeira retirada da sua propriedade, bem como pelo fornecimento de equipamentos e mão de obra que auxiliaram o poder público na construção da primeira ponte.

Durante o discurso, o vereador lembrou a união da comunidade que formou uma comissão para acompanhar o andamento da obra.

“Nós tivemos uma luta muito grande contra a desconfiança. Muita gente não acreditava que daria certo. Foram muitos desafios, mas nós conseguimos vencer todos. Hoje nós estamos aqui para entregar uma obra gigante. Uma obra do tamanho que o Quiriri merece. Uma obra do tamanho que a comunidade sonhou”, destaca o vereador, que também é presidente da Câmara.

A entrega da Ponte Curt Weege, sobre o Rio Cubatão marca a concretização de um momento histórico para a Prefeitura de Joinville. É que esta foi a primeira licitação de obra aberta e homologada pela Prefeitura de Joinville com a nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021). Isso garantiu também maior agilidade nessa fase do processo, visto que se fosse feita usando a Lei anterior, teria levado cerca de 120 dias e com a atual, foram apenas 20.

A Unidade Regional de Obras de Pirabeiraba está fazendo a pavimentação do trecho até a nova ponte. São 215 metros de extensão e 8 de largura. Um investimento de R$ 317.440,62.