Prefeitura de Joinville avança nas obras do Conjunto Habitacional Cubatão

Publicada em 03/07/2024 às 08:44
Relacionado a: Secretaria de Habitação - SEHAB

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Habitação (Sehab) fortalece o sistema habitacional com as obras do novo Conjunto Habitacional Cubatão, o maior já construído pelo município desde o final da década de 1990.

Ao todo, estão em fase de construção 153 casas pré-fabricadas. Cada unidade terá 42m², contendo dois dormitórios, banheiro, sala e cozinha conjugada, varanda frontal e área de serviço nos fundos da edificação. O projeto prevê, ainda, a destinação de unidades habitacionais com acessibilidade a pessoas com deficiência.

O investimento total será de R$13.494.605,22, com recursos próprios do município, por meio da Fonte 100 e Fundo Municipal de Terras, Habitação Popular e Saneamento. A execução da obra está sendo feita pela empresa Edson Roberto Viana, vencedora da licitação.

Localizado nas ruas Dalmazio Conrado Miranda e Paulo Gilgen, o conjunto está sendo construído em área loteada pela Secretaria de Habitação e possui infraestrutura com redes de água e energia já implantadas, além de pavimentação.

Os lotes também já contam com matrículas individualizadas e, após a construção, os imóveis terão a documentação averbada.

Agilidade, durabilidade e sustentabilidade

As casas do novo conjunto habitacional estão sendo construídas com o sistema construtivo em paineis e pilares de concreto pré-moldados, que conferem à obra benefícios como agilidade, durabilidade e sustentabilidade.

Em relação a outros padrões utilizados, esse sistema demanda menor tempo de execução das obras, já que diferentes etapas podem ser executadas simultaneamente. Além disso, a geração de menos resíduos e a redução do desperdício de materiais melhoram a qualidade do ambiente de trabalho e permitem melhor fiscalização por parte do Poder Público.

No quesito durabilidade, as peças de concreto pré-moldadas que estão sendo utilizadas nesta obra, possuem maior resistência do que o concreto preparado diretamente no canteiro de obras, pois estas têm maior controle de qualidade. As peças estruturais são submetidas a ensaios por empresas certificadoras onde são avaliados critérios como a estabilidade do concreto.

Outro ponto positivo é que os pré-moldados são alternativas bastante sustentáveis pois geram menos resíduos, já que chegam prontos ao local definitivo, evitando a geração de entulhos. Além disso, as estruturas pré-moldadas podem ser reutilizadas, evitando também a geração de resíduos por meio da demolição, reduzindo o impacto ambiental.

A fabricação dos pré-moldados passa por rigorosos controles de qualidade e atendem às legislações vigentes que orientam sobre critérios como residência e acabamento das peças.

O sistema é muito usual sendo aplicado em obras residenciais, comerciais e, até mesmo, na construção de shoppings centers e indústrias.