Prefeitura de Joinville inaugura nova Unidade Básica de Saúde no Nova Brasília

Publicada em 10/05/2024 às 18:03
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

A nova sede da Unidade Básica de Saúde (UBSF) Nova Brasília foi entregue nesta sexta-feira (10) para a comunidade. O prédio foi construído ao lado da antiga sede. A unidade passa a ter aumento no número de equipes de Saúde da Família e salas de odontologia.

A nova UBSF Nova Brasília tem 752,53m² de área construída, com 10 consultórios e dois consultórios odontológicos. O prédio conta com salas de vacina, farmácia, para coleta e procedimentos, triagem, curativos, acolhimento, reuniões de grupos, sala para os agentes comunitários de saúde e ambientes de apoio como esterilização de materiais, vestiários de funcionários, copa, almoxarifado, depósito de material de limpeza, rouparia e sanitários.

“Uma grande obra, uma grande entrega para o Nova Brasília. Não significa só um prédio muito maior, mas mais quantidades de equipes. É uma conquista para a região”, afirma o prefeito de Joinville, Adriano Silva.

A obra teve um investimento de R$ 3.307.384,17, dos quais R$ 2.307.384,17 são recursos próprios e R$ 1 milhão emenda parlamentar do então deputado estadual Patrício Destro.

“Estamos entregando uma unidade maior, com estrutura melhor e mais bonita. A UBSF está muito bem localizada e vamos atender mais pessoas aqui”, avalia a secretária de saúde de Joinville, Tânia Eberhardt.

No evento de entrega da nova unidade, foi assinada a Lei 9.370, de autoria do Vereador Adilson Girardi, que denomina a Nova Unidade de Saúde da Família de “UBSF Elias Vicente”. Elias foi uma liderança importante no bairro, teve atuação na Comunidade Imaculado Coração de Maria e foi do Conselho da Associação de Moradores do bairro Nova Brasília.

Antiga sede da UBSF Nova Brasília abrigará biofábrica do método Wolbachia

O prédio onde funcionava a UBSF Nova Brasília está passando por reformas para ser a sede da Biofábrica do método Wolbachia, projeto internacional de enfrentamento do mosquito da Dengue que foi implantado em Joinville. O local conta com uma área construída de 235,60m².

No momento, estão sendo realizadas obras para adequar o prédio a essa importante finalidade de combate ao mosquito da dengue. Estão sendo feitas a adequação do layout, a manutenção do telhado e a pintura do imóvel, que pertence à Prefeitura.

Também está sendo realizada a revisão elétrica, hidrossanitária e preventiva de incêndio. Outra ação de manutenção predial no local será a substituição das esquadrias, dos revestimentos e da cerca.

Na biofábrica serão produzidos os mosquitos com a bactéria Wolbachia, que serão soltos no ambiente para se reproduzirem com os Aedes aegypti locais, formando uma nova população destes mosquitos.

A Wolbachia impede que os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana se desenvolvam dentro dos insetos, contribuindo para redução destas doenças.

O método Wolbachia é uma parceria da Prefeitura de Joinville com o Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e World Mosquito Program (WMP).