Prefeitura de Joinville realiza limpeza de 465 km de rios, valas e canais

Publicada em 19/12/2023 às 18:23
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), realizou a limpeza manual e mecanizada em 465 mil metros de rios, valas e canais em Joinville nos últimos três anos.

O trabalho é realizado e fiscalizado pela Unidade de Drenagem da Seinfra. Essa manutenção constante dá vazão e fluxo para as águas e evita alagamentos em todos os bairros da cidade.

Em 2023, a secretaria realizou a limpeza em 170 km nos rios. Em 2022, foram 145 km e, em 2021, o total foi de 150 km. Somando os três últimos anos, chega a 465 km de limpeza.

Entre os rios que receberam a limpeza estão: rio Cachoeira (nos bairros Costa e Silva e Santo Antônio), rio do Braço (Jardim Sofia), rio Itaum Mirim (nos bairros Fátima, Jarivatuba e João Costa), rio Águas Vermelhas (Vila Nova), rio Jaguarão (bairros Nova Brasília e Anita Garibaldi) rio Itaum (bairros Itinga e Boehmerwald), rio Bucarein (Floresta) e rio Guaxanduva (bairros Iririú e Jardim Iririú).

As ações resultaram na retirada de 40 mil toneladas de resíduos com a limpeza manual e a mecanizada, o que equivale a 2 mil caminhões de 10 mil metros cúbicos de material.

Essa retirada de material das águas contribui para evitar enchentes e inundações. Quando chove, o resíduo vai para a microdrenagem, dali para o rio ou canal, o que causa o assoreamento. Sem a limpeza, o rio enche, diminui a calha e esse volume de água extrapola, o que resulta em alagamento.

A limpeza manual ocorre em locais sem acesso para as máquinas, como nas áreas centrais, onde os rios e valas ficam próximos a casas e prédios. No caso da limpeza mecanizada, são utilizadas máquinas como escavadeiras, retroescavadeiras e equipamentos hidráulicos. Joinville tem aproximadamente 700 km de rios e valas. Na área urbana, são em torno de 200 km.

Todo o material retirado dos rios passa 24 horas decantando. Essa medida evita que a vegetação e a areia soltem água durante o transporte.

O trabalho também é de remoção do lixo jogado de forma irregular. É preciso destinar o resíduo no lugar correto. Em casos de descarte de materiais como móveis, é só agendar com a Ambiental pelo e-mail atendimento@ambiental.sc ou pelo WhatsApp (47) 99963-5900, que a concessionária recolhe.

Dragagem do rio Águas Vermelhas

Em 2023, começaram as obras para dragagem e desassoreamento do Rio Águas Vermelhas que vão beneficiar a população dos bairros São Marcos, Nova Brasília, Glória, Morro do Meio e Vila Nova.

Mais de 500 mil metros cúbicos serão dragados em 11 quilômetros de obra. O investimento é superior a R$ 34 milhões. O projeto engloba a implantação da drenagem superficial (valas, tubos, bueiros), escavação do leito e margens (cortes e aterros), dragagem e desassoreamento mecanizado. Também inclui a revegetação de taludes, das áreas de preservação permanente e das áreas de depósito de sedimentos.

A obra foi viabilizada por meio do contrato assinado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dentro do Projeto Viva Cidade 2 – Revitalização Ambiental e Urbana do Município de Joinville.