Prefeitura de Joinville realiza mutirão de microchipagem na zona Sul e feira de adoção de pets no Parque Zoobotânico

Publicada em 13/06/2024 às 18:04
Relacionado a: Secretaria de Meio Ambiente - SAMA, Unidade de Bem-estar e Proteção Animal - SAMA.UBE

Em Joinville, o fim de semana terá programação de cuidados para os pets e oportunidade para quem deseja adotar um amigo de quatro patas, com as ações realizadas pela Prefeitura de Joinville, por meio do Centro de Bem-Estar Animal (CBEA).

No sábado (15/6), moradores de bairros da zona Sul poderão aproveitar mais uma edição do Mutirão de Microchipagem de cães e gatos. A ação será direcionada ao público do Boehmerwald e também para os moradores dos bairros Petrópolis, Itinga, Profipo, Parque Guarani, João Costa, Santa Catarina, Km 4 e Itaum.

O mutirão é gratuito e será realizado das 8h às 16h na Escola Municipal Professor Orestes Guimarães (rua Boehmerwald, 1830 – Boehmerwald).

Para ter acesso à microchipagem, o tutor deve apresentar documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência atual. É indispensável que o animal esteja presente.

O mutirão de microchipagem tem a parceria dos alunos do curso de medicina veterinária da Unisociesc.

O microchip tem o tamanho aproximado de um grão de arroz e não apresenta risco para o animal. Dentro desse microchip, estarão as informações do animal e de seu tutor. Em uma eventualidade desse cão ou gato escapar, é possível localizá-lo com maior facilidade.

Após a aplicação, recomenda-se evitar passar a mão na região onde o microchip foi implantado por cerca de 6 horas, além disso, deve-se evitar o banho do animal durante sete dias.

Adote um amigo

Já no domingo (16/6), das 9h às 16h, no coreto em frente a entrada do Parque Zoobotânico, acontece mais uma edição da Feira Adote um Amigo.

Cães adultos de médio porte estarão prontos para ganhar um novo lar e uma nova família. Entre eles está Pérola, que foi resgatada com seus bebês. Ela é muito jovem, socializa bem com outros cães e procura uma casa para brincar e ser feliz.

Também estará na feira o brincalhão Kevin, que é muito dócil e convive bem com outros animais. Recolhido das ruas muito magro e fraco, fez tratamento para caquexia e, hoje, está apto para adoção.

Todos os animais que estarão na feira Adote um Amigo já estão vacinados, microchipados e castrados.

Para adotar um novo amigo, os interessados deverão apresentar documento pessoal e comprovante de residência, além de estar com a casa preparada para receber um animal.

Durante a feira Adote um Amigo, a equipe estará disponível para dar orientações sobre alimentação, comportamento e cuidados com os bichinhos. O CBEA também possui a feira virtual permanente Adote um Amigo. Para conhecer os pets disponíveis, basta acessar este link.

As atividades do Centro de Bem-estar Animal (CBEA) são operacionalizadas pela Clinicão, clínica veterinária que presta serviços veterinários, além de atividades como transporte, plantão e manejo dos animais.