Prefeitura de Joinville realiza nova ação de apoio ao município de Guaíba

Publicada em 21/05/2024 às 09:31
Relacionado a: Unidade de Proteção Civil - SEPROT.UPC

No início da manhã desta terça-feira (21), dez servidores da Prefeitura de Joinville iniciaram a viagem com destino ao município de Guaíba. Eles integram a segunda missão enviada ao Rio Grande do Sul para auxiliar nas ações de recuperação e apoio à população atingida pela enchente. A expectativa é chegar ao município durante a tarde e se integrar às equipes de trabalho no município gaúcho.

A equipe é formada por quatro servidores da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot), quatro da Secretaria de Assistência Social (SAS), um da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e um da Secretaria de Educação (SED).

“A nossa Defesa Civil adquiriu experiência ao longo dos anos atuando nos eventos climáticos que já registramos aqui. Então nós podemos contribuir na parte operacional e técnica. Da mesma forma, a Assistência Social. Já os profissionais da Educação e da Seinfra estão indo para verificar de que forma essas pastas podem contribuir”, explica o secretário de Proteção Civil e Segurança Pública, Paulo Rogério Rigo, que coordena a missão.

Na semana passada, uma missão precursora esteve na cidade de Guaíba fazendo contato com as autoridades, entendendo as demandas mais urgentes e se colocando à disposição para somar forças junto às autoridades daquele município nessa fase de recuperação. Além disso, donativos arrecadados em Joinville já foram destinados aos guaibenses.

“O trabalho da Secretaria de Assistência Social consiste em acolher todas essas pessoas que passaram pelo momento de calamidade, observando e atendendo as demandas de acordo com as especificidades. Então tem famílias que precisam de acesso aos benefícios, outras que precisam de encaminhamento para a rede e realização de cadastro”, destaca a secretária de Assistência Social, Fabiana Cardozo, que também integra a missão.

“O joinvilense tem essa vocação de ser solidário, de ajudar. Nós estamos indo não só em nome da Prefeitura, mas em nome do povo de Joinville”, resume Rigo.