Prefeitura de Joinville revitaliza praças e áreas de lazer do município

Publicada em 04/07/2024 às 17:00
Relacionado a: Secretaria de Meio Ambiente - SAMA

Locais públicos de lazer estão recebendo manutenção e novos equipamentos em todas as regiões da cidade. Mais de 20 praças de Joinville receberam revitalização nos últimos meses. Foram instalados nesses espaços playground e brinquedos como gangorra, balanço e gira-gira. As praças foram contempladas com parquinhos em formato de torre ou barca. Outros locais receberam também mesas, bancos e academia da melhor idade.

A equipe da Unidade de Parques, Praças e Rearborização Pública da Secretaria do Meio Ambiente (Sama) é a responsável pelo trabalho, com a colaboração com as demais Secretarias. Além da instalação de novo mobiliário e de equipamentos, foram realizadas pintura, manutenção, roçada e limpeza.

Até junho deste ano, foram feitos 52 mutirões de revitalização em praças do município. Alguns locais foram revitalizados mais de uma vez, com ações que variam entre pintura e ajardinamento. Parte das revitalizações foram realizadas por meio de parcerias, enquanto outras foram executadas exclusivamente pelas próprias equipes da Sama.

O gerente da Unidade de Parques, Praças e Rearborização Pública, Deivid Correa, informa que, no momento, a Sama está contratando novos brinquedos para atualizar as áreas que ainda não foram contempladas.

“Estamos também homologando o contrato já licitado para iniciarmos a atualização das academias de melhor idade. Paralelamente, estamos iniciando as revitalizações das quadras esportivas, começando com uma quadra em cada região da cidade”, explica o gerente.

Atualmente, 42 áreas de lazer de Joinville foram adotadas pela iniciativa privada e são mantidas em parceria.

Além dos brinquedos instalados pela Sama, recentemente foi colocado na Vigorelli, por meio da Secretaria de Habitação da Prefeitura, um parquinho em formato de barca. Também foram instalados parquinhos nos Passeios Públicos do Paranaguamirim e Boa Vista e no Parque Sambaqui Guaíra, no bairro Aventureiro). A manutenção ficará a cargo da Sama.

Confira os locais que tiveram revitalização:

Terminal do Itaum (Itaum)
Passeio Público Avenida Pedro Álvares Cabral (Boa Vista)
Área de Lazer Canto do Rio (Jardim Paraíso)
Praça Joaquim Girardi (Vila Nova)
Praça Henrique Frederico Grun (Pirabeiraba)
Praça Otávio Carlos de Oliveira (Saguaçu)
Praça Professor João Luiz Luz (Paranaguamirim)
Área de Lazer Moinho dos Ventos 2 (Espinheiros)
Parque São Francisco (Adhemar Garcia)
Área De Lazer Santa Izabel (João Costa)
Praça Otávio Redivo O Nono (São Marcos)