Prefeitura de Joinville vai apoiar ações no município de Guaíba, no Rio Grande do Sul

Publicada em 14/05/2024 às 16:12
Relacionado a: Gabinete do Vice-Prefeito - GVP

Na tarde desta terça-feira (14), a Prefeitura de Joinville formalizou apoio ao município de Guaíba, no Rio Grande do Sul, que teve mais de 50% do seu território atingido por enchentes e alagamentos. A primeira ação será o envio de uma missão precursora para o mapeamento das necessidades do município.

Guaíba é uma cidade que fica na Região Metropolitana de Porto Alegre, é banhada pelas águas do Guaíba e tem 95 mil habitantes. Atualmente, há cerca de 57 mil pessoas desabrigadas, sendo que 38 mil são de Guaíba e outros 19 mil são de Eldorado, município vizinho que também foi atingido.

Na tarde desta terça-feira (14), a prefeita de Joinville, em exercício, Rejane Gambin, conversou com o prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, para formalizar o apoio e alinhar o envio dos profissionais.

“A solidariedade dos joinvilenses já ajudou dez cidades do Rio Grande do Sul com doações. Agora, vamos avançar dando o suporte necessário por meio deste apoio entre as prefeituras de Joinville e de Guaíba”, destaca Rejane.

O grupo que fará o mapeamento das necessidades do município gaúcho será composto pelo diretor executivo da Secretaria de Governo, Gustavo Prim; pelo secretário de Proteção Civil e Segurança Pública, Paulo Rogério Rigo; e pelo coordenador da Defesa Civil de Joinville, Jairo Machado.

Também integrará a missão precursora o bombeiro voluntário Fernando Quadra, que esteve no Rio Grande do Sul na semana passada em missões de resgate e salvamento.

“Não vai ser fácil a gente sair deste momento tão difícil, mas com a ajuda de todos vamos conseguir. Agradecemos muito a ajuda de Joinville”, afirma Marcelo Maranata, prefeito de Guaíba.