Prefeitura e Liga das Escolas de Samba lançam programação do Carnaval de Joinville

Publicada em 17/01/2024 às 18:16
Relacionado a:

É tempo de festa e diversão, tempo para se divertir com a família e os amigos, cantar samba-enredo que conta a história e a tradição de Joinville e também que faz refletir. É tempo de Carnaval! Nesta quarta-feira (17/1), a Prefeitura de Joinville e a Liga das Escolas de Samba de Joinville (LIESJ) fizeram o lançamento da programação do Carnaval de Joinville.

Durante o evento, foram apresentadas as datas das festividades e o roteiro para o Desfile das Escolas de Samba. Assim como ocorreu em 2023, o Carnaval de Joinville será celebrado um fim de semana antes da data oficial, nos dias 3 e 4 de fevereiro, na Avenida Beira Rio.

“Joinville se firma como a cidade que abre os festejos do Carnaval em Santa Catarina. Proporcionando um momento para a população se divertir, mas também de fortalecimento da cultura e de incentivo ao turismo, já que pessoas de outros municípios também podem vir até aqui”, afirma o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth.

O presidente da Liga das Escolas de Samba, Deyvid Silveira, enfatizou a importância das Escolas trabalharem em parceria com a Liga.

“Eu quero agradecer as Escolas. Eu acho que a Liga se tornou forte porque as Escolas se tornaram fortes. O que a gente quer é pedir que as pessoas vão para a avenida com o espírito de festejar, de alegria. As Escolas estão com enredos lindos, muita qualidade nas letras e melodias. A gente espera que seja mais um Carnaval de sucesso”, diz Deyvid.

Desfile das Escolas de Samba e Carnaval da Família

No sábado (3/2), a concentração para o Desfile começa às 18h, na Avenida Beira Rio. Uma hora depois, o grupo Afoxé Omilodê faz a lavagem da avenida, uma tradição que é preservada em Joinville.

Às 20h, é a vez das Escolas de Samba de Joinville entrarem na avenida. A primeira a desfilar será a Escola de Samba Príncipes do Samba. Na sequência, às 21h, é a vez da G.R.E.S. Unidos do Caldeirão. Às 22h quem se apresenta é a A.R.C.E.S. Fusão do Samba e às 23h, a G.R.E.S. Unidos pela Diversidade encerra o desfile das escolas.

O trajeto será do cruzamento da Rua Max Colin, até a rua lateral ao Centreventos Cau Hansen. Essa logística favorece a organização das Escolas de Samba que montam suas estruturas no Expocentro Edmundo Doubrawa.

Já no domingo (4/2), a festa começa às 13h, no Expocentro Edmundo Doubrawa, com o Carnaval Infantil, Área de Recreação e Pet Folia. As atividades no Expocentro seguem até 17h, com música para as crianças, jogos e brincadeiras e o Desfile Pet, momento em que os animais de estimação participam da comemoração com suas fantasias.

Encontro de Blocos

Até o momento, 12 blocos confirmaram participação no Carnaval de Joinville. No domingo (4/2), a partir das 13h, os blocos iniciam a concentração em diferentes pontos da cidade, como a Av. Cubas, Praça da Biblioteca Pública e Rua das Palmeiras. Às 17h, eles se encontram no Mercado Público, de onde saem em direção à Avenida Beira Rio. O Encontro de Blocos está sendo organizado pelo Coletivo de Blocos de Rua de Joinville.

“O carnaval deste ano é patrocinado pela Prefeitura, por meio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura, o Simdec, e a gente tem também a contemplação pelo Edital da Lei Paulo Gustavo, do Governo do Estado Santa Catarina que contempla a realização do Carnaval da Família. Então, a sustentabilidade financeira do evento se dá por meio de Editais de Fomento e a gente vem trabalhando para conseguirmos captar e realizar o evento cada vez mais de forma independente, por meio desses Editais”, explica o diretor administrativo da Liga das Escolas de Samba, Gabriel de Paula.

Escolha da Realeza e Ensaio Técnico

Para quem já quer entrar no clima da festa, neste domingo (21/1), ocorre a escolha da realeza do Carnaval de Joinville. O evento é gratuito e começa às 15h30, no Expocentro Edmundo Doubrawa, com entrada gratuita. São 13 candidatas à rainha e 3 candidatos a rei momo.

Eles serão avaliados por um júri que vai considerar quesitos como comunicação, elegância, simpatia e domínio da arte de dançar.

Já no domingo (28/1), às 16h, na Rua Antenor Douat Baptista, no bairro Ulysses Guimarães, a Liga das Escolas de Samba promove um ensaio técnico do Desfile, como uma oportunidade para as escolas ajustarem os últimos detalhes. A atividade é gratuita e aberta ao público.

Confira a programação do Carnaval de Joinville

21/01 (domingo)
15h30 – Escolha da Realeza do Carnaval de Joinville
Expocentro Edmundo Doubrawa (ao lado do Centreventos Cau Hansen)

28/01 (domingo)
16h – Ensaio Técnico das Escolas de Samba
Rua Antenor Douat Baptista – Ulysses Guimarães

03/02 (sábado)
Avenida Beira Rio
Desfile das Escolas de Samba
18h – Concentração dos foliões e do público
19h – Lavagem da Avenida pelo Afoxé Omilodê
20h – Escola de Samba Príncipes do Samba
21h – G.R.E.S. Unidos do Caldeirão
22h – A.R.C.E.S. Fusão do Samba
23h – G.R.E.S. Unidos pela Diversidade

04/02 (domingo)
13h às 17h – Carnaval Infantil, área de recreação e Pet Folia
Expocentro Edmundo Doubrawa (ao lado do Centreventos Cau Hansen)

13h às 21h – Encontro de Blocos
Coletivo de Blocos de Rua de Joinville – blocos vão se concentrar em diferentes na Av. Cubas, Praça da Biblioteca Pública e Rua das Palmeiras. Às 17h eles se encontram no Mercado Público, de onde saem em direção à Avenida Beira Rio.