Prefeitura faz nova série de mutirões de limpeza nos Cemitérios de Joinville

Publicada em 01/03/2024 às 09:32
Relacionado a: Secretaria de Meio Ambiente - SAMA, Secretaria da Saúde - SES

Na próxima segunda-feira (4/3), a Prefeitura de Joinville dá início a mais um mutirão de limpeza nos Cemitérios municipais para eliminar criadouros do Aedes aegypti. O primeiro local será o Cemitério Municipal. Equipes da Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde (SES), da Unidade de Concessões e Permissões da Secretaria do Meio Ambiente (Sama) e soldados do 62º Batalhão de Infantaria participam da ação.

Serão recolhidas as embalagens que envolvem as flores e derramada a água dos vasos. Os locais que não podem ser removidos serão tratados com produtos para matar as larvas dos mosquitos.

A ação ocorrerá em todos os Cemitérios municipais. Na terça-feira (5) o mutirão será no Cemitério Nossa Senhora de Fátima, na quarta (6) no Cemitério São Sebastião e na quinta (7) e sexta (8) nos cemitérios Dona Francisca, Cubatão, Cristo Rei, Pirabeiraba, Canela, Cometa e Rio Bonito.

A gerente da Unidade de Concessões e Permissões da Sama, Dayane Bento, informa que o principal problema encontrado nos cemitérios é o plástico que envolve as flores, que deve ser retirado antes de colocar as plantas nas sepulturas.

“As pessoas também precisam ter cuidado com os vasos fixos que não possuem abertura embaixo. Não conseguimos virá-los para derramar a água. Então, é preciso que as famílias providenciem essa abertura para a água escoar. E outro problema grave é o grande número de sepulturas abandonadas, que não são limpas pelos familiares”, alerta a gerente.

Além dos mutirões em conjunto da Saúde e da Sama, a Prefeitura realiza a limpeza periódica de todos os cemitérios municipais, conforme cronograma anual pré-estabelecido.