Procon de Joinville alerta sobre tentativa de golpe que promete devolução de valores em dinheiro

Publicada em 10/05/2024 às 17:16
Relacionado a: Unidade de Cidadania, Trabalho e dos Direitos do Consumidor - SEGOV.PROCON

O Procon de Joinville recebeu denúncias de tentativa de golpe que promete a liberação de valores relacionados a cartões de crédito.

As mensagens fraudulentas circulam em perfis de Facebook e Instagram e quando são clicadas direcionam a um canal de WhatsApp. Os golpistas usam a logo do Procon e afirmam que o consumidor tem valores a receber de acordo com o CPF, e ainda, consta uma data prevista para a liberação do saque. O Procon de Joinville alerta que não envia esse tipo de mensagem.

Consumidores afirmaram que chegaram a receber vídeos com autoridades e imprensa divulgando a possibilidade desse recebimento. O Procon esclarece, no entanto, que são falsos. Quem for vítima de algum tipo de golpe deverá efetuar um boletim de ocorrência junto à Polícia Civil.

Em caso de dúvidas sobre como proceder diante de um golpe ou tentativa de fraude, o cidadão pode buscar orientações junto ao Procon de Joinville. O atendimento é feito pelo Whatsapp (47) 98815-3195 de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h; ou pela Ouvidoria da Prefeitura de Joinville, por meio do formulário eletrônico disponível no link, ou ainda aplicativo Joinville Fácil.