Projeto sociais, culturais e esportivos que receberam o selo O Farol estão em exposição

Publicada em 12/12/2023 às 11:06
Relacionado a: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SDE

Projetos que receberam o selo do programa O Farol estão expostos até janeiro de 2024 para que a comunidade conheça as iniciativas reconhecidas pela Prefeitura de Joinville nas áreas social, esportiva e cultural, e que estão aptas a receberem recursos para aplicação na sociedade. Os projetos estão expostos na sede do O Farol, na rua Max Colin, 550, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Até agora, 57 projetos foram validados e receberam o selo do programa O Farol, desde março de 2022. “Com esse selo, as entidades podem captar recursos com mais facilidade, podem chegar em uma empresa, até algum possível apoiador que possa aportar recursos, sabendo que a Prefeitura reconhece esse projeto e que tem uma grande entrega para a nossa cidade”, avalia Murilo Schmitz, gerente de Atendimento e Desburocratização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE).

A SDE trabalha também na busca ativa para cadastrar novos projetos, visitando associações de moradores e entidades em geral na cidade. A equipe técnica da secretaria oferece orientação para a elaboração dos projetos. Também analisa documentação, capacidade de execução, impacto social, entre outros quesitos para a destinação do selo.

“Muitas pessoas têm boas ideias, mas, às vezes, não sabem por onde começar. É muito importante que os projetos sejam escritos, sejam formalizados para, a partir daí, conseguir recursos diretos ou por meio de leis de incentivo. É importante também manter os impostos em Joinville. Boa parte dos impostos pagos pelas empresas pode ser destinado diretamente para estes projetos, inclusive o imposto de renda. Destinando uma parte do seu imposto, você contribui com a nossa cidade, mantendo recursos aqui e fazendo com que os projetos possam acontecer de fato na ponta”, explica Murilo.

O selo é válido por um ano e é renovado automaticamente para mais um, se o projeto permanecer ativo e cumprir todos os requisitos do reconhecimento.