Saúde de Joinville orienta pessoas que viajam para atuar como voluntários do RS sobre atualização das vacinas

Publicada em 24/05/2024 às 10:43
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Nas últimas semanas, diversos grupos de voluntários estão se organizando para ações de ajuda humanitária no Rio Grande do Sul. A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde (SES), orienta as pessoas que vão atuar como voluntários a verificarem a sua situação vacinal antes de iniciarem os trabalhos.

Para as equipes de resgate, profissionais de saúde, socorristas e voluntários, são especialmente indicadas as vacinas contra a gripe (trivalente contra Influenza A H1N1 e H3N2 e Influenza B), Covid-19, tétano, hepatite B e raiva (com a finalidade de profilaxia pré ou pós exposição de voluntários que atuem com resgate de animais em áreas de alagamentos).

De acordo com a coordenadora de Imunização da SES, Nicoli dos Anjos, o objetivo é estar devidamente vacinado para minimizar o impacto à saúde.

“A exposição à água e à lama das enchentes aumenta o risco de doenças transmitidas por via hídrica ou ambiental e pelo contato com feridas. Além disso, as pessoas nas cidades afetadas também estão expostas a infecções respiratórias, devido às aglomerações, e infecções decorrentes de traumatismos”, reforça Nicoli.

A situação vacinal pode ser consultada em qualquer Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF). Para receber a imunização, o usuário deve apresentar documento de identificação pessoal com foto e carteira de vacinação.

Em Joinville, as vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), com exceção da UBSF Jativoca e das UBSFs Aventureiro III, João Costa e Comasa, que estão dando suporte no atendimento de pacientes com dengue. Outra opção é a Sala de Vacinas Central, que fica na Rua Abdon Batista. Não é necessário agendamento prévio, a recomendação é apenas chegar ao local de vacinação pelo menos meia hora antes do fechamento da unidade. A relação completa das UBSFs está disponível no site da Prefeitura de Joinville.

Sala de Vacinas Central estará aberta no domingo

Neste domingo (26), a Sala de Vacinas Central estará aberta das 8h às 12h. Entre as vacinas ofertadas, estão a contra a gripe (aplicada em pessoas a partir dos 6 meses de idade) e contra a dengue, neste caso específico do imunizante contra a dengue, para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Quem precisar atualizar a carteira de vacinação também pode ir ao local. A Sala fica na rua Abdon Batista, 172, Centro.