Secretaria da Saúde divulga resultados de investigações epidemiológicas dos óbitos por dengue

Publicada em 10/05/2024 às 18:08
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Nesta sexta-feira (10), a Secretaria da Saúde de Joinville divulgou os resultados da primeira etapa da força-tarefa que está sendo realizada para otimizar a conclusão das investigações epidemiológicas dos óbitos de pacientes com suspeita de dengue. Ao todo, foram confirmados 16 óbitos decorrentes de complicações ocasionadas pela dengue.

Somados aos 24 óbitos que já haviam sido confirmados desde janeiro, a cidade registra 40 mortes em decorrência de complicações da dengue em 2024. Durante todo o ano de 2023, foram 39 óbitos confirmados.

Os óbitos confirmados nesta sexta-feira (10) são de pessoas falecidas entre 27 de março e 30 de abril, com idades entre 35 e 89 anos, sendo seis homens e dez mulheres, todos com comorbidades.

Dengue em Joinville

Desde janeiro deste ano, 27,9 mil casos de dengue foram confirmados em Joinville, resultando em 40 óbitos, um percentual de 0,15%. Os bairros com mais casos confirmados são Aventureiro, Costa e Silva e Boa Vista.

Neste mesmo período, 7,9 mil focos de dengue foram identificados e eliminados. Os bairros com maior número de focos de dengue são Aventureiro, Floresta e Costa e Silva.

Desde dezembro do ano passado, a Prefeitura lançou o plano “Joinville contra a dengue”, com iniciativas em diversas frentes para minimizar os efeitos da dengue na cidade, incluindo ações de prevenção, educação, tecnologia e atendimento.

Vacinação

Joinville continua oferecendo a vacina da dengue para o público-alvo definido pelo Ministério da Saúde são crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos que não tiveram dengue nos últimos seis meses e que não estejam com suspeita da doença, febre ou sintomas gripais.

As Unidades Básicas de Saúde da Família e a Sala de Vacinação Central estão aplicando o imunizante contra a dengue. Não é necessário agendamento, mas a orientação é chegar aos locais de vacinação pelo menos meia hora antes do fechamento.

Mutirão

No sábado (11/5), das 7h30 às 12h, será realizado um mutirão contra a dengue no bairro Jardim Paraíso. O objetivo é eliminar focos do mosquito Aedes aegypti. O ponto de encontro das equipes é a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Paraíso IV, que fica na Estrada Timbé, 8029.

Em 2024, a Prefeitura de Joinville realizou sete mutirões nos bairros Saguaçu, Paranaguamirim, Aventureiro, Morro do Meio, Iririú e Boa Vista e Jardim Iririú.