Secult lança e-book sobre a história e trajetória de Fritz Alt durante a Feira do Livro

Publicada em 14/06/2024 às 17:37
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

Nesta sexta-feira (14/6), durante a Noite do Patrimônio Cultural da 20ª Feira do Livro de Joinville ocorre o lançamento do e-book Cadernos do Patrimônio – Volume 2 – Museu Casa Fritz Alt. A publicação digital traz informações sobre a vida do artista enquanto morava na Alemanha e sua chegada a Joinville em 1922, cidade que escolheu viver e desenvolver todo o seu talento artístico.

Segundo a gerente da Unidade de Patrimônio e Museus da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Roberta Meyer Miranda da Veiga, o material apresenta imagens e histórias de toda a sua carreira. Também fala sobre o Museu Casa Fritz Alt, no bairro Boa Vista, que foi a residência da sua família e também abrigava o seu ateliê.

“Ao caminhar pelo Centro, vemos que as obras dele compõem a memória coletiva e a identidade de Joinville. Ele foi um artista que narra a cidade, que estava em transformação. A partir do jardim de sua casa contemplava a cidade que tanto inspirou sua arte”, revela Roberta.

Os trabalhos de Fritz Alt podem ser conferidos nos mosaicos da Biblioteca Pública Municipal Prefeito Rolf Colin, em ornamentos nas fachadas na Sociedade Harmonia Lyra, no Palacete Schlemm, e em bustos e monumentos como o da Dona Francisca e a Homenagem ao Imigrante. A trajetória de Fritz Alt é composta pela relação que ele estabelece com a cidade, e isso se traduz nas encomendas de obras públicas, de arte cemiteriais e até mesmo na criação da Exposição de Flores e Artes (EFA), que hoje é conhecida como a Festa das Flores.

Após o seu falecimento, em 1968, houve um movimento de artistas para manter viva a memória de Fritz Alt e isso sensibilizou o poder público para que o legado deste artista fosse preservado. O resultado foi a criação do Museu Casa Fritz Alt em 1972. O espaço, sediado na casa em que o artista criou suas obras, tem a missão de preservar e divulgar a história.

“Honrar a memória de Fritz Alt é reafirmar nosso compromisso com o patrimônio cultural de Joinville. Também é um compromisso com a sociedade, para que o legado seja preservado”, completa a gerente.

O e-book Cadernos do Patrimônio – Volume 2 – Museu Casa Fritz Alt é uma publicação elaborada pela equipe da Unidade de Patrimônio e Museus e contou com o apoio do Núcleo de Comunicação da Secult. O e-book está disponível neste link e pode ser consultado gratuitamente, onde também foi publicado o Cadernos do Patrimônio – Patrimônio Imaterial Sociedade Kênia.

Museu Casa Fritz Alt

Após ficar mais de uma década fechado, o Museu Casa Fritz Alt foi reaberto pela Prefeitura de Joinville para visitação do público em dezembro do ano passado. O local funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 16h e a visitação é gratuita.

Denominada “Formas Biográficas” a exposição conta com uma série de painéis que explicam e contextualizam as obras expostas, além dos processos criativos e de construção das peças. Uma linha do tempo detalha momentos marcantes da trajetória do alemão que chegou ao Brasil em 1922.

Um dos destaque da exposição é a Pietá, uma das obras mais emblemáticas do artista. A peça em gesso, que faz alusão à famosa escultura de Michelangelo, está exposta no espaço que era o ateliê de Fritz Alt, local simbólico e estratégico dentro da casa.