Semana do Meio Ambiente de Joinville compartilha conhecimento e experiências com profissionais e a comunidade

Publicada em 05/06/2024 às 07:54
Relacionado a: Secretaria de Meio Ambiente - SAMA

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sama), realiza até este sábado (8/6), a Semana do Meio Ambiente de Joinville 2024, com atividades voltadas aos profissionais da área e à comunidade em geral.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Joinville, Fábio Jovita, a Semana do Meio Ambiente é uma oportunidade para que servidores públicos e a comunidade possam dialogar sobre as políticas municipais de meio ambiente. Além disso, é um espaço para a Sama apresentar os trabalhos que desenvolve e promover a conscientização sobre a preservação ambiental.

“A informação precisa ser divulgada e o conhecimento deve expandir para que atinja o ambiente externo. Assim, os procedimentos podem ser protocolizados na Sama de forma mais correta e mais eficiente. Com isso, ganhamos prazo e damos mais agilidade aos serviços. Quem ganha com isso é a cidade de Joinville”, afirma o secretário.

Para marcar o início da Semana do Meio Ambiente de Joinville, a Sama, em parceria com uma empresa privada e por meio do programa Joinville Mais Bonita, realizou na segunda-feira (3/6), o plantio de mudas de manacás (árvore nativa da Mata Atlântica Brasileira) em um trecho da avenida Beira Rio, na região central.

A abertura oficial da programação aconteceu na terça-feira (4/6), no auditório da Amunesc. Durante a manhã, a Secretaria de Meio Ambiente de Joinville apresentou a técnicos de municípios da região as palestras “Experiências do Diagnóstico Socioambiental por Microbacias Hidrográficas em Joinville” e “Elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana”.

Conselhos Ambientais em encontro inédito

Pela primeira vez na programação da Semana do Meio Ambiente de Joinville, os quatro conselhos municipais de meio ambiente estarão juntos em um mesmo encontro.

A reunião que terá a presença do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Condema), do Conselho Deliberativo da Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Ilha do Morro do Amaral, Conselho Gestor da APA Serra Dona Francisca e do Conselho Municipal de Saneamento Básico (CMSB), acontece na quarta-feira (5/6), no Salão Nobre da ACIJ, das 8h às 12h.

Um dos temas da pauta será o Plano de Manejo da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS), que estabelece zoneamento para a unidade de conservação, indicando usos permitidos e restritos, áreas prioritárias de preservação, entre outros.

Capacitação de servidores

A Semana do Meio Ambiente terá, ainda, conteúdo voltado para os servidores municipais com os workshops que ocorrem na quinta-feira (6/6), no auditório do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Prefeitura de Joinville, também das 8h às 12h.

Os temas abordados nas oficinas serão “Uso de técnicas de geoprocessamento nas análises técnicas” e “Capacitação da RDS Morro do Amaral”.

Adote uma árvore

Completando a programação da Semana do Meio Ambiente de Joinville 2024, a Sama vai realizar ações do programa Adote uma Árvore, com a doação de mudas de nativas.

Na quarta-feira (5/6), das 14h às 17h, a Blitz Ambiental com os Protetores Ambientais estará na Praça da Bandeira, no Centro da cidade, fazendo a distribuição de mudas. A ação acontece com a parceria da Polícia Militar Ambiental.

Já na quinta-feira (6/6), no período da manhã, o público que circular pelo campus da Univille – Universidade da Região de Joinville, poderá receber uma plantinha para cultivar.

E para encerrar a programação, no sábado (8/6), das 9h às 12h, a equipe da Sama estará no Parque Zoobotânico fazendo a distribuição das mudas do programa Adote uma Árvore.

A programação completa da Semana do Meio Ambiente de Joinville 2024 está disponível no site da Prefeitura de Joinville.