Seminário da EJA discute sobre fortalecimento dos vínculos para potencializar práticas dos professores

Publicada em 14/06/2024 às 12:10
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

Os profissionais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino de Joinville participaram do Seminário da EJA, realizado anualmente pela Secretaria de Educação. O evento ocorreu na Escola Municipal Valentim João da Rocha, no bairro Vila Nova.

Com o tema “Transformando relações: fortalecendo vínculos e fomentando o aprendizado em ambientes da Educação de Jovens e Adultos”, o seminário buscou debater assuntos importantes para potencializar as práticas dos professores da EJA em sala de aula.

A programação contou com uma palestra sobre “Comunicação empática” com a professora e psicóloga Eliene Moro, que abordou os aspectos da comunicação não-violenta.

Para a gerente de Apoio à Aprendizagem da Secretaria de Educação, Deyze Zapelini Faust, a reflexão foi importante porque é comum as pessoas reproduzirem na maneira de falar a violência experienciada durante a vida.

“Muitas vezes, nos deparamos com julgamentos sem ter a preocupação em compreender o outro, seja essa pessoa um professor ou estudante. Por isso, a importância de momentos formativos para fortalecimento do grupo da EJA, pois temos turmas heterogêneas com uma diversidade muito grande em que uma boa mediação faz toda a diferença”, explica.

Para finalizar o seminário, os profissionais da EJA ainda participaram de oficinas voltadas às práticas pedagógicas, com temáticas envolvendo a literatura, a aprendizagem criativa e o desenho universal para a aprendizagem (DUA).