Serviços da Prefeitura de Joinville estão em alerta devido ao frio intenso previsto para os próximos dias

Publicada em 28/06/2024 às 10:30
Relacionado a: Secretaria de Assistência Social - SAS, Centro Pop - SAS.UPE.CPOP, Restaurante Popular 1 - Herbert José de Souza

A Defesa Civil de Joinville atualizou o Plano de Contingência para o Alerta Amarelo em função da previsão de baixas temperaturas para o fim de semana e segunda-feira (29/6 a 1º/7). A queda da temperatura ocorre devido ao avanço de uma massa de ar frio e seco.

A sensação de frio intenso deve ser sentida a partir da madrugada deste sábado, quando estão previstas temperaturas entre 8 e 13 graus para a região de Joinville. No domingo e segunda-feira, as temperaturas podem variar entre 2 e 8 graus.

Segundo a Defesa Civil estadual, o frio pode apresentar risco para a saúde com agravamento de doenças cardiorrespiratórias, vasculares e hipotermia. Qualquer pessoa pode ser afetada, mas deve-se redobrar a atenção para aquelas mais vulneráveis como idosos, crianças, enfermos e pessoas em situação de rua. Quem tem animais domésticos também precisa ter um cuidado maior.

Operação baixas temperaturas da Prefeitura de Joinville

A Operação Baixas Temperaturas, realizada pela Assistência Social de Joinville é colocada em prática no período de inverno, quando os termômetros podem ficar abaixo dos 12 graus. Esse é um serviço extra de acolhimento noturno para pessoas em situação de rua.

De segunda a sexta-feira, as pessoas que estão em situação de rua devem procurar o Centro Pop (rua Paraíba, 937 – Atiradores) para realizar o cadastro até 17h. Aos fins de semana, o cadastro é feito até 16h. A partir das 17h, a Prefeitura faz o transporte até o local indicado para passar a noite.

No período noturno, a equipe de referência do atendimento telefônico e acolhimento é o Serviço Especializado em Abordagem Social, que atende pelos telefones (47) 3030-1232/ 3433-3341 e WhatsApp (47) 99141-3439. Portanto, caso a comunidade veja uma pessoa dormindo na rua, em situação de vulnerabilidade, pode ligar nesses telefones e indicar o endereço.

São oferecidas diariamente 50 vagas na Casa de Passagem Vó Joaquina, que é conveniada com a Secretaria de Assistência Social. A distribuição de vagas priorizará pessoas com deficiência, mulheres com crianças, idosos e classificação por ordem de chegada.

O usuário cadastrado na Operação Baixas temperaturas poderá jantar no Restaurante Popular Bucarein, com atenção para o horário de saída do transporte. A Casa de Passagem Vó Joaquina também ofertará jantar.

Será concedido vale-transporte, na manhã seguinte, a partir das 6h, para o deslocamento até o Restaurante Popular Bucarein, onde será oferecido o café da manhã.