Trecho da Rua Nacar será totalmente interditado para continuidade das obras de requalificação

Publicada em 13/06/2024 às 15:12
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA

A Secretaria de Infraestrutura Urbana da Prefeitura de Joinville está requalificando, pavimentando e fazendo as estruturações necessárias no eixo viário que será impactado após a conclusão da Ponte Nacar.

Para otimizar o tempo de obra e garantir maior agilidade e segurança para as equipes que atuarão no local, haverá mudanças no trânsito em trechos das ruas Nacar, Guanabara, Graciosa e Drº Lúcio Correia.

Neste sábado e domingo (15 e 16/6), a Unidade Regional de Obras Sudeste vai fazer uma obra de travessia no cruzamento das ruas Graciosa e Nacar. Por isso, especificamente nesses dias, esse cruzamento estará totalmente interditado. A travessia é a passagem de tubulações de drenagem que já estão sendo implantadas ao longo da Rua Nacar.

Paralelo a esse trabalho, o Departamento de Trânsito vai implantar as alterações viárias que ficarão vigentes enquanto a Rua Nacar estiver em obra, até o segundo semestre deste ano. A previsão é que estas alterações no trânsito entrem em funcionamento durante o domingo (16/6) assim que a sinalização for concluída.

Entenda como fica o trânsito nessa região da Rua Nacar

A principal alteração é a interdição total da Rua Nacar, entre as ruas Graciosa e Guanabara, com permissão apenas para o trânsito local.

Para garantir a mobilidade de quem passa pelo local, as ruas Guanabara e Graciosa, entre a Nacar e a Dr. Lúcio Correia, passarão a ser mão dupla.

Já a Dr. Lúcio Correia vai ter o sentido único implantado, com as duas pistas seguindo no sentido da Rua Graciosa para a Rua Guanabara.

Como a Dr. Lúcio Correia deve receber boa parte do movimento intenso de veículos que costumava passar pela Nacar, as ruas Ursa Maior e Vidal Ramos deixam de ter a preferencial no cruzamento.

O Departamento de Trânsito (Detrans) da Prefeitura de Joinville está organizando escalas para que os agentes de trânsito estejam nos principais pontos de mudança para orientar os motoristas nos primeiros dias de implantação da mudança.

Outra orientação importante é que veículos de grande porte, como caminhões e carretas usem outras rotas, evitando circular nesse trecho que compreende a Graciosa e Dr. Lucio Correia, pois o eixo pode ser pequeno para a conversão exigindo manobras. A dica é que os motoristas desses veículos grandes que estiverem na Graciosa, usem a Ponte do Trabalhador para acessar vias com maior capacidade.

Transporte Coletivo

Especificamente neste trecho da Rua Nacar que estará interditado há um abrigo de passageiros para usuários do transporte coletivo. Esse abrigo será transferido para a Dr. Lúcio Correia e os ônibus que atualmente fazem o trajeto pela Nacar, passarão a usar a rota alternativa, assim como os demais veículos. No site onibus.info, os usuários podem conferir mais detalhes sobre cada uma das linhas.

Pavimentação e estruturação da Rua Nacar

As obras de drenagem e pavimentação da Rua Nacar fazem parte do trabalho de preparação das vias de acesso à Ponte Nacar que vai ligar a Rua Nacar, no Guanabara, à Rua Coronel Francisco Gomes, no Bucarein.

Para o trabalho de pavimentação, a Rua Nacar foi dividida em três segmentos. O primeiro está anexo à ponte em construção e vai até a Rua Graciosa. O segundo, contempla o trecho da Rua Graciosa até a Guanabara e será executado de forma concomitante ao terceiro segmento entre as ruas Guanabara e Desembargador Heráclito Ribeiro.

Obras da Ponte Nacar

A Ponte Nacar, que está sendo construída sobre o rio Bucarein, terá extensão de 42,40 metros (desconsiderando as cabeceiras), com 15,20 metros de largura. Ela contará com três pistas: uma exclusiva para o transporte público e as outras duas para os demais veículos. A ponte terá também duas calçadas para a travessia segura de pedestres.

Mapa de como fica a alteração no trânsito

Mapa com a alteração no trânsito na região da Rua Nacar